sábado, 26 de junho de 2010

Página 30

nome completo: Leon Trotski

data e local de nascimento: 7 de novembro de 1879 ucrania

historia familiar :Filho de Anna (? - 1910) e David Leontyevish Bronstein ou Bronshtein (1847 - 1922), um humilde lavrador de origem judaica que havia aproveitado os esquemas de colonização tsaristas na Criméia para abandonar a área tradicional de residência autorizada aos judeus (o "pálio") e converter-se num próspero, ainda que iletrado, fazendeiro. Embora a família fosse de origem judaica, não era religiosa; em casa, falava-se russo ou ucraniano e não iídiche.

Trajetoria de vida:Aos 9 anos, foi para Odessa, a fim de prosseguir seus estudos numa escola tradicional alemã que, ao longo dos anos em que Trótski ali permaneceu, passou pelo processo de russificação, conforme a política czarista da época.

Participaçao da revolução russa:Dois anos depois de romper com Lenin, Trótski regressa à Rússia para participar na revolução de 1905, chegando a presidente do primeiro conselho revolucionário, o soviete de São Petersburgo.

data,local e causa da morte:Trótski foi expulso deste e exilado da União Soviética, refugiando-se no México, onde veio a ser assassinado por Ramón Mercader em 21 de agosto de 1940

26 comentários:

  1. queria saber se não tem sobre o Josef Stalin

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Alguem me fala a fonte de pesquisa

    ResponderExcluir
  4. Alguem me fala a fonte de pesquisa

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm preciso da fonte de pesquisa?

    ResponderExcluir
  6. na verdade é o trecho escrito lá em cima q começa com cadernodoaluno

    ResponderExcluir
  7. na verdade é o trecho escrito lá em cima q começa com cadernodoaluno

    ResponderExcluir
  8. Perfeito,era isto do que precisava tentei achar uma resposta que complementasse o meu trabalhpo mais nao achava.nao achei nada mais igualavel á isto.

    ResponderExcluir
  9. se tivesse mais resumido seria melhor...

    ResponderExcluir
  10. não fala tipo da vida de casado dele não?

    ResponderExcluir